DOR CRÔNICA

A dor crônica na área da cirurgia da mão pode significar lesões de tendões e nervos nas mãos e punhos, e isso se deve a várias causas e fatores, que dentre elas estão as Síndrome do Túnel do Carpo e Dedo em Gatilho, ou ainda, por movimentos repetitivos que desencadeiam inflamação e dor.

As lesões de tendões e nervos podem ser tratadas com métodos convencionais (medicação e imobilização), e tratamento cirúrgico para casos mais graves.

A perda da capacidade de realizar movimentos simples, somado ao estado de dor constante, requer uma intervenção médica por um profissional da área da cirurgia da mão e microcirurgia.

SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO

Nesta síndrome ocorre a compressão dolorosa do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no punho. Entre os principais sintomas estão dores, formigamento e sensação de choque. Contudo, quando o problema não é tratado corretamente, pode levar a outras complicações, dificultando os movimentos, limitando o uso das mãos e causando atrofia.

SÍNDROME DO TÚNEL CUBITAL

O uso repetitivo do cotovelo pode causar a síndrome do túnel cubital. Esta síndrome é uma doença causada pela compressão (pinçamento) do nervo ulnar no cotovelo. Os sintomas incluem a dormência e uma sensação de agulhas no dedo anelar e mínimo e uma dor no cotovelo.

SÍNDROME DO TÚNEL RADIAL

Nesta síndrome ocorre a compressão do nervo radial no antebraço proximal. É causada pelo aumento da pressão no nervo radial, que corre pelos ossos e músculos do antebraço e do cotovelo. Para diminuir a pressão no nervo, a pessoa deve utilizar uma tala no pulso e/ou cotovelo e evitar girar o pulso e dobrar o braço na região do cotovelo. Além da imobilização pode ser necessário descompressão cirúrgica.

NEUROPATIAS COMPRESSIVAS

As neuropatias compressivas são as patologias da mão e do punho que ocorrem nas partes moles como os tendões, bursas, cápsulas articulares, de etiologia traumática, inflamatória como aquelas advindas de lesões por esforços repetitivos.

DEDO EM GATILHO

O dedo "em gatilho" é uma inflamação do tendão responsável por dobrar o dedo, que faz com que o dedo afetado fique travando quando se tenta abri-lo ou fecha-lo, causando dor intensa na mão. A inflamação crônica do tendão também pode ainda provocar a formação de um nódulo na base do dedo, que é responsável por um estalido, parecido com um gatilho, durante o fechamento e abertura do dedo.

DEDO EM MARTELO

O dedo "em martelo” é uma deformidade causada quando o tendão responsável por esticar a ponta do dedo (tendão extensor terminal) é lesionado. Quando ocorre algum trauma na ponta do dedo, a flexão forçada faz uma tração excessiva no tendão que pode romper e, algumas vezes, até avulsionar um pedaço de osso junto com o tendão. Como consequência, instala-se a deformidade em flexão e uma incapacidade de extensão da ponta do dedo acometido.

DOENÇA DE DUPUYTREN

A doença consiste no espessamento e enrijecimento graduais de tecido sob a pele da mão, que pode durar anos ou até mesmo a vida toda. Com o passar do tempo, ela pode fazer com que um ou mais dedos se curvem em direção à palma da mão, complicando as atividades cotidianas.

O aparecimento de um nódulo na palma da mão (com maior frequência no dedo anelar ou mínimo) costuma ser o primeiro sintoma. Inicialmente, ele pode causar desconforto, mas gradativamente torna-se indolor e os dedos passam a curvar-se de forma progressiva.

DOENÇA DE KIENBOCK

É uma doença em que ocorre uma diminuição de circulação sanguínea em um dos ossos do punho chamado de semilunar. Também chamada pelo nome Necrose Avascular do Semilunar, que é um sinônimo em termos médicos. Sem sangue correndo adequadamente dentro do osso, ocorre uma degeneração, que chamamos de necrose.

DOENÇA DE PREISER

A doença de Preiser é uma necrose avascular do osso escafóide, quando ocorre isquemia e necrose do osso escafóide sem fratura prévia. Acredita-se que seja causado por microtrauma repetitivo ou efeitos colaterais de drogas (por exemplo, esteróides ou quimioterapia) em conjunto com o suprimento vascular defeituoso existente no pólo proximal do escafóide.

ARTROSE DO PUNHO E DAS MÃOS

A artrose se manifesta quando existe um desgaste da articulação e se associa a dor, perda de mobilidade e por vezes inchaço. A artrose do punho e da mão evolui com a progressiva degradação tanto da cartilagem (revestimento interno de todas as articulações), como dos ligamentos do punho e da mão.

RIZARTROSE

A rizartrose é uma artrose que atinge uma parte específica do corpo: a articulação do dedo polegar. Essa articulação, chamada de trapeziometacarpiana, é formada por um pequeno osso do punho, o trapézio e a base do primeiro metacarpo. Responsável por promover uma ampla variedade de movimentos, incluindo a oponência do polegar (movimento de pinça), a articulação está propensa ao desgaste precoce e degeneração.

Em uma articulação saudável, as superfícies dos ossos são revestidas por uma camada de cartilagem que permite a movimentação sem atritos. No caso da rizartrose, a cartilagem que cobre a articulação (em formato de sela) está desgastada, expondo os ossos ao atrito sem proteção.