top of page

Ficar muito tempo no celular ou computador pode resultar em Síndrome do Túnel do Carpo


O uso excessivo de dispositivos móveis e computadores pode prejudicar a saúde das mãos. Quem trabalha com o computador diariamente sente mais o impacto na saúde, problemas como tendinite nos punhos e mãos são realidade nos consultórios ortopédicos. Os celulares facilitaram a comunicação e agora permanecemos horas a fio assistindo vídeos, jogando e digitando mensagens. até que ponto esse uso é um benefício ou um prejuízo para a saúde?


O uso dos aparelhos com movimentos repetitivos, pode provocar lesão, desgastando em longo prazo os tecidos e provocando inflamação. Conforme a inflamação avança (e pode surgir com inchaço), há a probabilidade de pressionar os nervos que passam pelo túnel do carpo, desenvolvendo, assim, a Síndrome do Túnel do Carpo.


Síndrome do Túnel do Carpo é uma neuropatia resultante da compressão do nervo mediano no canal do carpo, estrutura anatômica que se localiza entre a mão e o antebraço. Através desse túnel rígido, além do nervo mediano, passam os tendões flexores que são revestidos pelo tecido sinovial. Qualquer situação que aumente a pressão dentro do canal provoca compressão do nervo mediano e a síndrome do túnel do carpo.


No caso de pessoas com predisposição à tendinite, o surgimento de dor e limitação das funções ocorre com mais frequência. O tratamento devo ser imediato, para não desenvolver uma tendinopatia e avançar ainda mais o processo degenerativo. No pior dos casos, pode evoluir para osteoartrite.


Pacientes que apresentam histórico da síndrome, ou de tendinite, precisam ter o cuidado redobrado: diminuir as horas de trabalho, evitando que o problema fica cada vez mais frequente, tornando-se crônico.


Como evitar?

Existem algumas medidas que auxiliam na prevenção dos problemas causados pelo uso intenso de celular e computador, como restringir o tempo de uso, a forma como usamos e a postura corporal (ombros, cotovelos e punhos) também deve ser observada.


E se não dá para evitar?

Se você for um profissional que usa um smartphone para o trabalho, então é recomendável que faça exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do antebraço, punho e mãos. No caso de crianças, que ainda estão em desenvolvimento, o recomendável é explicar os problemas sérios que o uso excessivo do celular pode trazer e incentivar atividades dinâmicas e animadas, que ocupem o tempo livre. Deste modo, o risco para a saúde dos pequenos se torna menor.


Ficou com dúvidas? O Dr. Eduardo já atendeu diversos casos de síndrome do túnel do carpo. Agende uma consulta pelo (85) 98182.1607 (WhatsApp)



Commentaires


bottom of page